terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Porque gosto do Natal

Gosto do Natal porque eu tinha de escrever uma cartinha pro Papai Noel falando o presente que eu queria e porque eu merecia ele, presente sem justificativa não vinha!
Gosto de lembrar dos meus tios e meu pai, que revezavam, ano a ano, quem vestiria a roupa do bom velhinho, que de tão usada que estava, a barba falsa mais parecia um papel do que um tecido, mas pra quem imitava um Papai Noel da Coca-Cola que não sabia o que era o verão brasileiro está ótimo. Isso é uma ótima prova que o Papai Noel não é brazuca, porque se ele usasse mesmo essa roupa em pleno Dezembro, ele seria mais magrinho. Garanto!
Gosto de pensar em todas as comidas maravilhosas feitas pela minha mãe, as carnes, os panetones alemães que até hoje eu não sei mesmo se são alemães, e Tia Portu [guesa] que sempre fala “Dá muito trabalho, esse ano eu não faço rabanada pra vocês, seus bandos de Ralagretas!”, mas sempre acaba fazendo, pra alegria geral da família.
Gosto de lembrar de quando encontrávamos os amigos na rua, depois da 1 da manhã, e saíamos andando pelo bairro, num Capão Redondo muito diferente do “Frio e sem sentimento” que o Mano Brown fala, passando de casa em casa, bebendo com todos eles a saúde de suas famílias e juntando cada vez mais amigos, até pararmos em uma esquina e conversarmos sobre tudo e sobre nada, ao mesmo tempo e tudo misturado.
Gosto de pensar no amigo secreto da minha família, que demoramos tanto pra pensar num jeito legal de sacanear o “escolhido”, esperamos pelo momento da zueirinha e depois passa tudo muito rápido e fica distante tão depressa, porque sempre acaba na briga de bolinhas de papel, feitas dos papéis de embrulho dos presentes. Gosto de ver a família toda, das crianças ao patriarca, trocando suaves violências em forma de celuloses voadoras.
Gosto de lembrar da cara dos meus sobrinhos e “agregados” quando me vesti de ajudante de Papai Noel, porque o velhinho tem muitas crianças pra visitar e teve que me pedir uma mãozinha. Foi impressionante o quanto eles pensaram antes de fazer alguma malcriaçãozinha na minha frente durante um bom tempo. Espertos eles, sabiam que eu ia dedurar tudo!
Gosto MUITO de quando as crianças ganham brinquedos que NÃO são educativos ou politicamente corretos. Os brinquedos, pra mim, tem que ter o simples propósito de brincar.
E mesmo que digam que o Natal significa uma outra coisa que não tem nada a ver com presentes e consumo, não liguem! É através dos presentes e do comércio intenso da sociedade em que vivemos, que conseguimos nos reunir e mostrar, uns aos outros, que ainda temos esperança e capacidade de renascer.

PS: Atendendo a pedidos, e aproveitando o começo das férias \o/, tentarei escrever mais aqui no blog, afinal, o mundo está cheio de estórias!
PPS: Lin, recebi o seu presente! Muito obrigado! =D

Nenhum comentário: