segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Porque eu não gosto de restaurantes por quilo

Já perceberam que tudo que acontece tem comida e bebida? Se estamos felizes, que tal um churrasco? Se estamos tristes, que tal um monte de chocolate? Se temos uma comemoração, jantar fora. Se acabamos a faculdade, festança pra celebrar a passagem.
É por tudo isso que eu evito restaurantes por quilo.

Tá, acho que não ficou claro. Não gosto desses restaurantes porque eles simplesmente cumprem uma necessidade fisiológica, mas não acrescentam nada realmente válido nas nossas vidas, na maioria das vezes só adicionam salitre.Sentar num restaurante só pra encher a barriga é pouco pra minha existência.Numa refeição de verdade, a comida é a segunda coisa mais importante. Segunda porque a experiência de sentar a mesa é o primeiro lugar absoluto.

Gosto mesmo é de conhecer um restaurante, nos seus mais íntimos detalhes, no atendimento, na decoração, no cardápio, no tempero. Gosto de experimentar a comida e saber que algum sentimento está ali, nem que seja o meu, de apreciar ela! [Apreciá-la não quero!]
Gosto de levar as pessoas que gosto nesses restaurantes, com horário apenas para entrar, para que a comida não seja o único motivo, mas a desculpa pra tudo aquilo que ocorre ao redor da mesa. As estórias, as risadas, os desabafos, as desculpas, os pedidos, as negações e o silêncio aconchegante de pessoas que falam pelos olhos.

Tenho uma certa aversão por aquela cena da fila pra pesar o prato porque essa é mais uma das demonstrações que o nosso mundo fast não nos deixa lembrar de ser feliz, ocupando todo o nosso tempo, porque se você está perdendo tempo com besteiras, ficará pra trás do mundo, dos outros e, talvez, do mundo dos outros que não é o seu.

Que tal uma prova? Você já tentou ficar um pouco mais nesse momento único que é o presente? Faça isso por alguns segundos. Deixe todas as outras coisas de lado. Olhe para o seu corpo, ele está tenso ou relaxado? A testa está tensa? Os lábios? O sorriso, porque fica escondido tanto tempo? E os ombros, solte eles, deixe eles caírem, desmoronarem. Faça isso só por 1 minuto e sinta a diferença.

Se presenteie com isso, em 3 doses diárias, de manhã, a tarde e a noite, mas não pese isso em nenhum tipo de balança, nem do bem do mal, porque vale muito, mas MUITO, mais que 18 reais o quilo.

Nenhum comentário: